O Yoga
O yoga é muito mais que exercício físico, aliás esse é um conceito muito ocidental, trata-se sobretudo de uma filosofia, um estilo de vida que visa fazer-nos chegar à nossa verdadeira essência, a centelha de uma consciência maior.


O yoga provém da Índia e é uma prática milenar. Sim, leu bem, milenar! Existem artefactos que comprovam que este remonta a 6500 a.C. Acredita-se que possa ser ainda mais antigo. Ainda hoje as origens do yoga são alvo de estudo. Como vê estamos perante sabedoria muito antiga.
A palavra yoga (yuj) deriva do sânscrito e significa união, unir. Pode interpretar isto como referência à união do corpo com a mente ou do mundo material com o mundo imaterial. É também uma viajem de auto conhecimento onde trabalhamos a energia vital.
Quando praticado desde tenra idade poderá ter grande impacto na fase adulta.
O yoga para bebés e crianças:
-respeita e ajuda a desenvolver cada etapa do crescimento;
-fortalece o sistema imunitário;
-aumenta a consciência corporal;
-auxilia no desenvolvimento neuromuscular;
-desenvolve a coordenação motora;
-potencia uma postura mais correta;
-melhora a capacidade respiratória;
-reduz stress e ansiedade;
-melhora o controlo das emoções;
-traz maior capacidade de concentração e atenção;
-estimula a criatividade e imaginação;
-melhora a autoestima;
-é inclusivo (respeita a individualidade da criança);
-proporciona um sono mais tranquilo.
O yoga tem uma abordagem física, mental, emocional e energética que encaixa num ambiente de paz onde há espaço para a brincadeira e estimulação multissensorial.
Uma componente muito importante do yoga, senão mesmo a mais importante, é a meditação. Esse bicho papão que tantos adultos não compreendem é na realidade uma técnica bastante acessível e quando utilizada com crianças produz maravilhas a longo prazo. Tem como objetivo levar-nos a um estado de tranquilidade e foco. Pretende sobretudo aquietar a mente.
Existem várias técnicas das quais se conta a meditação guiada, o mindfulness, respiração, etc. Estas são algumas das vantagens que posso destacar:
-melhor gestão das emoções;
-viver no momento presente;
-acalma a mente;
-melhora a memória e a capacidade de concentração;
-diminui o stress e a ansiedade.
Nas aulas de yoga irão também aprender Pranayamas, que são técnicas de respiração. Também estas trazem imensos ganhos como:
-alteração no padrão cerebral, logo, alteração comportamental;
-limpa os pulmões;
-melhora a digestão;
-regula o sistema nervoso (quer seja o simpático, quer seja o parassimpático).
O universo do yoga é realmente muito vasto mas nas aulas para bebés e crianças tudo isto é simplificado e natural até. Não há nada como ter a própria experiência.